Inspiração

Conselhos, truques e dicas para as suas montras

O manequim - Do planeamento à venda da peça

2019-01-15 - 15:21:31

Quem observa o resultado final de uma montra de loja, está longe de imaginar todo o trabalho de criação e desenvolvimento envolvido nas peças expostas nos manequins.


Normalmente, para cada criação são meses de pesquisa, centenas de esboços, provas de fitting e testes de qualidade. Complementarmente, chegar ao melhor resultado possível exige o envolvimento de alguns profissionais e a obrigatoriedade da existência de algumas etapas. Estilistas, modelistas e costureiros são algumas das profissões envolvidas no resultado que o cliente vê em loja.

Tudo começa com o trabalho de um estilista que passa os seus croquis para os modelistas desenvolverem as peças piloto. Cada profissional alia a sua técnica e criatividade, ajustada a cada peça por forma a dar vida, à mesma, em redor do suporte de um manequim de costura ou busto adequado. Em última fase, os ajustes necessários são feitos e, cá entre nós, são estes que marcam a diferença no desenvolvimento da peça mais tarde, assim que chega à linha de produção. Algumas dicas:

  1. Usar um manequim de costura permitirá produzir um trabalho de melhor qualidade.
  2. Os manequins são duráveis e capazes de suportar o stress constante observado nas aplicações de costura, pelo que representam um investimento inteligente a longo prazo.
  3. Medir uma peça de roupa é mais fácil quando ela é vestida num manequim, face a uma mesa.
  4. Mesmo que a sua peça ainda esteja inacabada, poderá prendê-la a um manequim para manter a sua forma e figura.
  5. No final, um manequim de costura permitirá ver exatamente como uma determinada peça cai na forma de um corpo.
Um bom processo de criação garante que as peças desenvolvidas, por uma marca ou por si, sejam coerentes com a sua identidade e consigam relacionar-se com o seu público-alvo, garantindo vendas. Essa é a real importância de um bom planeamento e execução.

Ainda assim, a utilização de manequins e bustos não é apenas parte do processo criativo, mas também faz parte de um importantíssimo processo de montagem e apresentação em loja. Por isso mesmo é necessário ter em conta que o uso de manequins representa a melhor forma de apresentar uma peça a um cliente.

Tudo isto acontece até ao momento final em que cada peça é considerada pronta para venda e é exibida num manequim de montra.

Enquanto estes novos conceitos ecoam na sua mente, coloque em prática as ideias, que aqui deixamos, da próxima vez que estiver a pensar em criar uma nova peça, em desenhar um novo produto, a planear uma linha de produção ou até mesmo a preparar uma nova experiência de loja para os seus clientes. Inspire-se com os nossos manequins e bustos!

  • Sewing-Costume-Apparel-Fashion-Tailor-Tailoring-2575930.jpg
  • Mall-Fashion-Shopping-Mannequin-Accessory-Sewing-2566559.jpg
  • 50005831_2167210546671048_6655942691563503616_o.jpg